domingo, 31 de agosto de 2014

MAÇONARIA: BANQUETE MAÇÔNICO II – PREFÁCIO



Recebi com enorme satisfação o pedido para prefaciar a nova obra “Banquete Maçônico II”, em sua segunda edição:
O Irmão Hélio Pereira Leite não se conteve com o sucesso do seu primeiro livro “Banquete Maçônico – Origens, Preparação & Ritualística”.
Partiu decisivamente para esta segunda obra, a fim de ampliar o leque de conhecimentos para o insaciável leitor, cada vez mais voraz na busca incessante de novos conhecimentos na história da alimentação maçônica.
Neste “Banquete Maçônico – Simbolismo, Rituais & Gastronomia” o leitor tem um encontro com o simbolismo, ritos e rituais, supinamente dos mais variados.
Na leitura, haverá uma viagem à idade Média, ingressando nos meandros do Rito de Passagem e de Comensalidade, dos banquetes dos povos primitivos.
A introdução desta obra, cognominada pelo autor de “Introdução – Estação de Embarque” simboliza um regresso ao passado numa imaginária e figurativa viagem por trilhos férreos. Nas esferas sociológica e antropológica, o irmão Hélio Leite ingressa nos mais variados ritos e seus desdobramentos, abordando igualmente o esoterismo, o misticismo e o simbolismo dos comensais maçônicos.
A cada estação hipotética, novas informações juntam-se às demais, formando um colossal emaranhado dessa especial cultura, visualizando-se o bruxulear dos banquetes, festas solsticiais e equinociais, jantares e ceias, encimados com suas simbologias, ritualidades e liturgias próprias.
O autor, em suas variadas pesquisas, traz as informações comensais das mais remotas antiguidades até os nossos dias, em suas amplas variedades, nelas incluindo da bebida, até a convivência mística à mesa.
Passageiros desse trem encantador são classe especial dessa aprendizagem maravilhosa e que servirão para muitas lojas e mestres de banquetes nortearem seus comensais, independente de ritos e rituais.
A participação viva do irmão Hélio Leite nos últimos anos, nos mais variados jantares ritualísticos pelo País, o credencia a espargir essa admirável arte, como o leitor naturalmente observará.
É importante, todavia, que o leitor saiba diferenciar os ágapes com Loja de Mesa e Banquete Ritualístico.
Se o autor decidiu escrever o primeiro livro sobre esta fascinante matéria que é utilizada com vivo interesse por um vastíssimo número de lojas maçônicas brasileiras, nesta segunda obra alargam-se os conhecimentos na excelsa senda gastronômica maçônica.
Uma interessante ilação é confrontada nessa esteira, quando o criador dessa obra compara o não conhecimento e execução desses banquetes maçônicos, com aquele que desconhece o Código Nacional do Trânsito, este constituído também por regras e uma simbologia. Exatamente com este enfoque, há maçons, entre jovens e idosos, que não sabem dirigir ignorando suas regras, códigos e sinais.
Contudo para melhor convivência e participação nessas cerimônias, sem deslize, é necessário o mínimo necessário de conhecimento através de manuais e da própria prática.
Dos ritos apotropaicos até os de passagem, com suas características de ritualidade, dos banquetes da antiguidade aos da modernidade, devem merecer ao menos uma leitura, como embasamento para ideias e noções dos banquetes maçônicois.
Os banquetes e refeições em comum são praticados há muito que se possa imaginar pela humanidade, já constatados em relatos de Platão e Aristóteles. Sabe-se que as refeições místicas e religiosas provem da antiguidade com prática desde egípcios, gregos, romanos e primeiros cristãos.
A verdade é que hoje, com suas particularidades, regras, liturgias e filosofias próprias e específicas, os banquetes ritualísticos se proliferam a cada ocasião, exigindo, por consequente, um relativo preparo no conhecimento de sua execução.
O livro de Hélio Pereira Leite Banquete Maçônico – Simbolismo, Rituais & Gastronomia, é um pequeno evangelho – ao mesmo tempo sério e romântico – da história e aplicação atualizada dos banquetes maçônicos.
Jeronimo Borges – 33º. REAA Academia Catarinense Maçônica de Letras Editor do informativo virtual maçônico JB News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário